Como saber se a empresa está dando lucro

Todo negócio ou empresa visa uma coisa só: lucro. Os empresários precisam acompanhar a parte econômica do empreendimento para compreender o que está dando lucro e o que está dando prejuízo. O primeiro passo é organizar as contas por categoria, diferenciando despesas fixas e variáveis. Mais do que a diferença entre o preço de compra e o preço de venda, a margem de lucro leva em conta todos os gastos que envolvem o processo de produção e venda.

Para apurar se houve lucro real na sua organização é essencial apurar os resultados. Assim é possível planejar os próximos meses e saber se a sua empresa está crescendo ou não e se é preciso aumentar os investimentos. A análise dos resultados vai além do fluxo de caixa, que somente mostra que o empresário pagou todas as despesas do negócio, mas não informa se houve lucro ou não em determinado período.

O resultado mensal é a diferença de tudo o que foi vendido e usado no mês. A apuração do resultado, para uma visão confiável e realista do cenário da sua empresa, deve ser feita no mínimo por um período de seis meses.

Muita atenção aos itens que entrarão no cálculo, pois o uso de índices incorretos pode comprometer e maquiar a informação:

– Faturamento: total de vendas no período;

– Custos Variáveis: CMV (Custo da Mercadoria Vendida) ou da prestação de serviço ou projeto;

– Custos Fixos: despesas que incidem sobre o negócio;

– Margem de Contribuição: quantia que sobra da venda após débito dos custos e despesas variáveis.

Não é difícil fazer o cálculo:

Faturamento – Custos Variáveis = Margem de Contribuição

Margem de Contribuição – Custos Fixos = RESULTADO

Caso as expectativas financeiras não estão estejam sendo atingidas, a primeira coisa a se pensar é se esta situação é temporária devido às vendas sazionais ou não. Ter uma ideia precisa sobre os resultados possibilita ao empreendedor decidir com mais segurança se é preciso adotar ações práticas para melhorar o desempenho da empresa ou se a situação é confortável perante o mercado no segmento de atuação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *